SOU PAPAI

SOU PAPAI

terça-feira, 31 de maio de 2011

O que significa DIOGO???


Hoje, aqui em Mogi está um frio,,,
Como não tinha muita coisa para fazer, me apareceu uma Grande Dúvida!!!
Qual o significado de Diogo, segundo o Wikipédia...texto no Ctrl C + Ctrl V

Diogo (nome)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
     O prenome Diogo deriva do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya'akov (יעקב), que significa literalmente calcanhar.
De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. O mesmo termo poderia também ter o sentido de suplantar, em alusão ao prato de lentilhas que toma Jacó em lugar de Esaú, quebrando um direito de primogenitura, pelo qual o prato corresponderia a seu irmão, nascido alguns minutos antes.
Diogo seria assim uma das inúmeras variantes de Jacó, cunhada por falsa etimologia do nome latino Iacobus. Como mais uma variante do nome Jacó, Diogo apresenta o mesmo significado e origem. Alguns populares e pouco precisos livros de nomes próprios apresentam Diogo como um nome isolado, dando-lhe falsos significados como "belo" e até mesmo como sendo uma variante de diabo.
Em português, o nome Diogo tem as seguintes outras versões: Jacó, Iago, Tiago e Jaime.

Outra hipótese etimológica

Alguns lingüistas sustentam que Diogo seria derivado do latim Didacus. Desde os primeiros documentos latino-portugueses escritos em Portugal desde 882, o nome vem documentado através das formas "Didaco", "Didagu", "Diaco" e "Diago" que foram abonadas amplamente em documentação da Idade Média.

 

sábado, 28 de maio de 2011

Como eu vou poder ajudar quando o Diogo chegar...


Durante minhas leituras, li esse artigo, desenvolvido pelo Dr.Roberto H. Cooper que é médico, formado pela UFRJ, achei interessante, pois a chegada do "novo morador" a relação marido e mulher muda, e se acrescenta a relação pai e mãe, deixando claro que é uma relação de soma e não de divisão,  com esse artigo ele me deu dicas de como vou poder ajudar no começo...ai vai:
Ingredientes:



Você vai precisar de:






Amor, Calma, Paciência, Compreensão e tudo mais um pouco...




    Passo a Passo

    Compreensão

    Compreenda que este é um momento fundamental para a saúde e bem estar do seu bebê. Por isso, não só aceite, como incentive esse cuidar que a mãe tem pelo filho.
    Sem competição
    Não se sinta excluído, nem procure competir com o seu bebê, pela atenção da sua mulher. Você tem um papel fundamental neste momento que é o de proteger mãe e filho das ameaças externas.

    Pai herói

    As ameaças externas não são mais tigres nem leões da floresta! Hoje, essas ameaças são as quantidades de informações e, pior, informação errada, que bombardeiam a mãe, gerando insegurança. Seu primeiro papel é, portanto, de protetor, como se dissesse para sua mulher: “cuida bem do bebê que eu estou cuidando para que nada as atrapalhe”. Se uma avó ou vizinha começa a inventar muita história e deixar sua mulher insegura, é hora de limitar visitas e tranquilizar a mãe.

    Só vocês

    Troque as fraldas do seu bebê. Um ótimo momento para você ficar perto, tocar, sorrir, falar e, ao mesmo tempo, ajudar a mãe a descansar um pouco.

    Seja prestativo

    Ajude nas tarefas da casa, para que a mãe possa estar mais descansada para cuidar do bebê. Coisas que você não fazia habitualmente podem ser de grande ajuda. Como, por exemplo, arrumar a casa, varrer, fazer as compras, cozinhar, lavar pratos e roupas. Enfim, tudo que puder deixar a sua mulher mais tranqüila e descansada será uma belíssima forma de você estar participando do crescimento e desenvolvimento saudável do seu bebê.

    Seja companheiro

    Acompanhe sua mulher e o bebê às consultas com o pediatra ou às vacinas no posto de saúde. Você provavelmente estará mais calmo e poderá ouvir o que o médico ou enfermeira tem a dizer. Assim, mais tarde, poderá repetir o que ouviu, ajudando a mãe a ficar mais tranqüila ou orientando-a a fazer como foi sugerido.

    Participe

    Na hora da mamada, verifique se a mãe está confortável. Veja se está com sede (por causa de um hormônio que é liberado durante a mamada, muitas mulheres sentem sede nessa hora) e ofereça água. Garanta que o ambiente esteja tranqüilo e convide as visitas ou irmãos a se afastarem, deixando a mãe o bebê bem calminhos.

    Faça a sua parte

    Ajude a mãe na hora de colocar o bebê para arrotar. Você pode fazer isso.

    Converse

    Converse com a sua mulher sobre suas preocupações, dúvidas e aflições. Ouça com calma e carinho e ajude-a a se sentir segura. Lembre-se que as mães sabem o que deve ser feito. Muitas vezes elas não acreditam nisso. Sua função é, também, lembrá-las dessa capacidade que toda mulher tem.

    Não entre em pânico

    Se o seu bebê começar a chorar muito, de forma inconsolável, não entre em pânico. Sua mulher já vai estar assustada e você precisa ter um pouco de controle. Depois de verificar se o bebê não está com fome, frio, calor ou algum desconforto, pegue-o no seu colo, muito calmamente e o abrace com firmeza. Às vezes os bebês precisam sentir que estão amparados. Tenha paciência e aguarde um pouco. Não tente abraçar por 30 segundos, balançar por mais 30 segundos, colocar no berço 30 segundos, colocar no carrinho 30 segundos. Abrace com firmeza por uns 5 minutos. Geralmente funciona.

    Esteja presente

    Sempre que puder, converse com o seu bebê. Sorria, faça caretas, fique próximo. Apesar da relação com a mãe ser a mais forte, neste momento, sua presença, seu toque físico (experimente a delícia que é colocar o seu bebê, só de fraldas, deitado sobre o seu peito), são muito importantes também.

    Tenha paciência

    Seja extremamente paciente com a sua mulher. Nos primeiros dois meses de vida do bebê, ele pode estar “uma pilha” de nervos, cheia de preocupações e medo. Cabe a você, nesta etapa, ser mais paciente e tolerante.

    Aproveite o momento

    Aproveite cada momento dessa fase. Passa muito rápido e é uma experiência única na vida de um homem. Não espere seu bebê crescer para curti-lo.

    terça-feira, 17 de maio de 2011

    Ansiedade é APELIDO!!!

    Hoje vou colocar sobre ANSIEDADE!!!
    Com a chegada do último trimestre estamos na maior ansiedade com a chegada do Diogo, as mudanças no corpo da mãe, movimentos dele durante o dia, e o assunto em qualquer roda de conversa que eu esteja, faz com que a ansiedade para sua chegada só aumente.
    Sabemos que é muito importante essa fase final para o "acabamento" em sua formação, principalmente pulmonar, e cada semana a mais dentro são ao menos duas a menos de uma internação.
    Mas não é fácil, esse fim de semana, viajamos para o interior de SP, Águas de Lindóia, com toda a minha família, essa região é conhecida como circuito das malhas, e para variar acabamos comprando roupas para ele, tem coisa que ele só ira usar com 1 ano de idade, mas já aproveitamos, o que ainda não sei direito, mas com certeza a nossa alegria de poder imaginar ele usando aquela blusa, ou gorro....brinco que os seis primeiros meses do Diogo serão necessários doze para poder usar tudo que estamos comprando e ganhando...o que é muito bom pois mostra o carinho que estamos recebendo e dando para ele.
    Na ultima consulta da Márcia, minha esposa, com a Dra. Flávia, fomos finalmente liberados para começar a preparar o enxoval e o quarto do Diogo, na hora começamos a rir, pois acho que esta tudo pronto a mais de dois meses, hehehe, pois até antes o nascimento seria incompatível com a vida, mas vou ser sincero duvido que alguém espere até 29 semanas para começar a fazer alguma coisa, e imagino a dor e tristeza caso a gravidez seja interrompida por qualquer motivo.
    Bom agora estamos meio que na contagem regressiva, se preparando, esfriando, o que é bom para a Marcia, deixa ela mais confortável, porém para o Diogo vai sofrer um pouco com esse nosso inverno, mas nada que o gorro, blusa e cachecol desse fim de semana não o ajude.
    Obs: Podem comentar...

    terça-feira, 3 de maio de 2011

    Escolha da Maternidade

    Sei que ainda com quase 28 semanas parece meio cedo em falar de Maternidade, mas como sou médico isso é algo que desde o começo estava me deixando pouco intrigado.
    Por ser médico, isso acabou me ajudando pois conheço as Maternidades de Mogi das Cruzes, o que não me deixava seguro para poder dar todo o suporte para a Márcia e muito menos ao Diogo, sofremos de estrutura técnica, quando temos essa não temos a de profissionais, e quando encontramos com ambas sofremos de lotação, o que resulta numa maior chance de infecção, por mais besteira que um parto ou cesárea aparenta, ela envolve riscos, e poder dar a chance de suporte para os dois é para mim o mais importante.
    Fizemos o convênio médico já nos preparando para uma possível gravidez, e antes de assinar o contrato conferimos a rede referenciada de maternidades, buscamos um plano que coubesse em nosso orçamento, porém com o serviço que gostaríamos de ter e receber, fizemos o Sul América, por enquanto sem nada que reclamar, muito pelo contrário.
    Agora já grávidos conversamos com a obstetra Dra. Flávia Ricci, sobre opções já que eu não gostaria que fosse em Mogi, porém assim como disse, a escolha da Maternidade tem que haver um consenso entre a paciente e o médico, isso se deve pois o obstetra tem que estar acostumado com a rotina do hospital, sei bem isso no meu dia dia, quando vocé vai realizar alguma cirurgia em um hospital que não é de seu costume, as coisas demoram para se encaixar e desenrolar, e numa urgência é muito importante que toda equipe esteja acostumada a trabalhar juntos, como um time de futebol, se não o jogo pode se tornar perigoso.
    Resolvemos pelo Hospital São Luiz, www.saoluiz.com.br, unidade Anália Franco, fizemos essa escolha pois é próximo de Mogi, apresenta estrutura, equipe treinada para o pré-parto, centro cirúrgico completo e UTI neonatal com pediatras capacitados e UTI adulto também estruturada, espero não ter que utilizar nada disso, mas se precisar sei que nem a Márcia e nem o Diogo estarão privados de alguma assistência que poderia ser prevenida, agendamos uma visita ao hospital para conhecer suas dependências e fiquei impressionado com a limpeza, segurança e a dinâmica da equipe, além de relatos positivos sobre o mesmo.
    Sei que alguns podem ler e achar frescura, E que 99,9% dos nascimentos correm bem, e tudo isso pode parecer supérfluo, mas por ser médico que sei que a "frescura" nesse caso pode fazer a diferença na saúde de quem eu amo.
    Até...